Atrações em Ouro Preto:

Ponte Seca
Ponte/viaduto
Tem esse nome porque o riacho que passava por ela foi canalizado. Ainda é possível distinguir os arcos, que foram preenchidos com pedras. Próxima a ela está a casa onde provavelmente morou a amante de Tiradentes.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇ&Atil...
Ler Matéria

Observatório
Interessante
Anexo ao Museu de Astronomia da Escola de Minas. Foi no fim do século XIX, sendo transferido para o prédio atual em 1926. Abriga um telescópio refrator de origem alemã, fabricado no início do século XX, sendo um dos maiores e mais antigos do Brasil em seu gênero. É o mais antigo de Minas Gerais.
...
Ler Matéria

Botica de Tiradentes
Interessante
Neste local funcionava, no final do século XVIII, uma pequena botica, de propriedade de Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes) em sociedade com padre Francisco Ferreira da Cunha. Posteriormente foi residência do governador de Minas Gerais em 1891, Antônio Augusto de Lima.
Texto e fotos: Marc...
Ler Matéria
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento

Escola de Minas (Museu de Mineralogia)

Categoria: Museu
Praça Tiradentes 20 -
Centro - Ouro Preto - MG
CEP 35400-000
 
Circuito do Ouro
Coordenadas GPS: Lat -20,3844º Lon -43,5037º

  31 3559-3118 (Fixo)

       Seu nome verdadeiro é Museu de Ciência e Técnica. Funciona no que era o antigo Palácio dos Governadores, erguido entre 1741 e 1748. Seu desenho foi elaborado pelo engenheiro José Fernandes Pinto Alpoim. Possui uma capela de 1781 e um chafariz de 1752. No prédio residiram governadores e presidentes até 1897, quando a capital de Minas foi transferida para Belo Horizonte. A partir daí foi ocupado pela Escola de Minas e hoje sedia vários museus da Universidade Federal de Ouro Preto: Mineralogia (coleção com mais de 20 mil exemplares - uma das maiores do mundo), Ciência e Técnica (peças de valor histórico, científico e tecnológico), Metalurgia (objetos utilizados na fabricação de aço e alumínio), História Natural (acervos de zoologia, antropologia e paleontologia procedentes de várias regiões do país. Destaque para o crânio do Homem de Lagoa Santa) e Astronômico (destaque para o observatório de 1911).
Texto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.






Passe o mouse sobre os ícones para saber do que se trata.
 Disponível      Não Disponível
Características Gerais:

           

Atendimento (idioma):



Formas de pagamento (ingresso):

- Dinheiro -

Valor médio ingresso adulto: entre R$4,00 e R$10,00 (referencial)

Desconto para criança (até 10 anos): Entrada franca

Vende ingresso pela internet: Não

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 12:00 às 17:00 h.
Sujeito a mudanças inesperadas.




Compartilhe
 
Topo



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados