Fonte: INPE
 

Você está na matéria do Parque Estadual do Rio Doce (dicas de viagem)

Dicas - Parque Estadual do Rio Doce


DICAS DA IDAS BRASIL:

 

1) Para visitação, nos feriados prolongados, é obrigatório reserva. Fora de feriados, basta se dirigir à portaria do parque (mas é sempre bom ligar antes).

2) Embora seja uma atividade não compatível com os objetivos de uma unidade de preservação, no caso do PERD a pesca é permitida porque (inclusive por orientação do plano de manejo) visa o controle de espécies exóticas, que trazem grande prejuízo para as espécies nativas. Sendo assim, não é permitida a pesca de peixes nativos (devem ser devolvidos à natureza), já a pesca de peixes exóticos é permitida (informar-se no restaurante). Não é permitida a entrada de isca viva no parque, além de minhocas, consentindo-se apenas o uso de isca artificial e do camarão de água doce (este último encontrado nas lagoas). É permitida pesca de barranco ou embarcada, neste último caso o horário de realização é até às 18 h, sendo obrigatório o uso de coletes salva-vidas e não pode sair do barco durante a atividade. O interessado deverá possuir a carteira de pesca fornecida pelo IEF.

3) Camping não necessita reserva, alojamento sim.

4) Passeios de barco são permitidos apenas na lagoa do Bispo. Duram cerca de 30 minutos e geralmente são feitos a partir do ancoradouro existente ao lado da prainha. É liberado em qualquer parte da lagoa e outros trajetos podem ser definidos pelo turista. Os barcos comportam 12 e 18 pessoas. O uso do colete é obrigatório e são fornecidos para o usuário. O aluguel de barcos é terceirizado. No parque não é permitida a entrada de barcos particulares, a não ser para atividades de pesquisa devidamente autorizadas. Pode-se alugar barco com barqueiro e sem barqueiro, a motor ou a remo. Há ainda aluguel de caiaque.

5) Cuidados com seus pequenos pertences, objetos pessoais, comida etc. Os macacos são arteiros e curiosos. Pode ser a última vez que verá sua máquina fotográfica, por exemplo.

6) Encha o tanque de seu carro em Timóteo, Dionísio ou Marliéria. Não há postos de gasolina no parque.

 


DICAS DO TURISTA:

   

 
 

Circuito Mata Atlântica de Minas



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados