Fonte: Clima Tempo
 

Você está na matéria de Itanhandu (Turismo)


E a serra chora...

Texto: Marcelo JB Resende Fotografias (exceto as creditadas): Wabusca Fotos e Produções. Reprodução proibida.

Um horizonte carregado se debruça sobre a Serra da Mantiqueira. São as chuvas de verão, que se confrontam com a muralha de pedra. A vitalidade desse encontro impressiona. Estamos em Itanhandu, uma das portas de entrada para as Minas Gerais; terra de muitas nascentes, onde as montanhas mineiras parecem chorar.

Clique para ampliar - proibida cópiaRio Verde, próximo à cachoeira Vô Delfim.  

Esta pequena cidade, bem ao sul do estado, acompanha de perto esse espetáculo. Situada num formoso vale, recebe as águas que fluem emolduradas pelas escarpas da Mantiqueira, compondo um cenário sem igual. Os principais rios (Verde, Itanhandu, Posses e Vermelho) formam muitas cachoeiras e corredeiras, proporcionando ao turista horas de muita tranquilidade e lazer.

 

A variação de altitude, entre 890 a 2.665 metros, é de causar vertigem. A terra vai de encontro ao céu. Ao mesmo tempo que impressionam, as montanhas servem como uma barreira natural, retendo parte da umidade vinda do litoral do Rio de Janeiro. Isto garante a exuberância das nascentes o ano inteiro e contribui para o clima agradável da região.


Todo este enorme potencial turístico começa a ser explorado, aproveitando-se as características geográficas favoráveis. Esportes radicais como o montanhismo, motocross, vôo livre e jeepismo encontram excelentes locações, bem como outros esportes mais tranquilos, incluindo-se aí as caminhadas, cavalgadas e bóia-cross. O leito da antiga estrada de ferro também registra muitas curiosidades e preciosidades, configurando um fator de atração turística. Cabe ao visitante fazer sua opção.


Itanhandu é um nome enigmático, que pode soar estranho num primeiro momento. Mesmo assim engana-se quem pensa tratar-se de um destino distante. A cidade faz parte do circuito turístico "Terras Altas da Mantiqueira", que engloba outros seis municípios, ficando muito próxima das capitais Rio de Janeiro e São Paulo. Vale a pena conhecer e sentir de perto o magnetismo das montanhas de Minas Gerais, cuja porção mais bela se encontra na região.

  Clique para ampliar - proibida cópiaCachoeira Vô Delfim.

Clique para ampliar - proibida cópiaRio Verde.

Clique para ampliar - proibida cópiaVista aérea de Itanhandu.   Clique para ampliar - proibida cópiaInterior da igreja Matriz.   Clique para ampliar - proibida cópiaCentro da cidade.
 
 

Circuito Terras Altas da Mantiqueira



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados