Fonte: Clima Tempo
 

Você está na matéria de Sabará (Turismo)

Apresentação     História     Passeios     Borba Gato    



Lendas e Glória

Texto e fotografia (exceto as creditadas): Marcelo JB de Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.




Muitas eram as lendas que habitavam o imaginário dos primeiros exploradores que penetraram o Brasil. No território onde hoje está Minas Gerais, um lugar em especial chamava a atenção e atiçava a cobiça daqueles homens. Uma serra de nome Sabarabuçu, repleta de ouro e pedras preciosas das mais diversas cores. Foi ela um dos principais objetivos das expedições, um troféu à espera de seu dono. Quem encontrasse Sabarabuçu encontraria a glória.



  Clique para ampliar - proibida cópiaIgreja de N. Sra. do Carmo.

Uma linha separa o sonho do real. Se Sabarabuçu era a lenda, Sabará se concretizou na mais pura realidade. A cidade nasceu do ouro, farto em seus rios e minas, responsável pela gloriosa saga dos bandeirantes e da emergente sociedade mineira. O metal amarelo motivou guerras, movimentou paixões, alimentou intrigas e vaidades. Sabará é um retrato fiel de um dos períodos mais fascinantes da história do Brasil.


Esta história é contada pela arquitetura barroca de suas igrejas, pelas minas escondidas em suas montanhas, pelas bateias e outros instrumentos rudimentares - utilizados na extração - ainda hoje encontrados no fundo dos rios. Características como estas firmam Sabará como destino obrigatório no circuito turístico do ouro em Minas Gerais.


Clique para ampliar - proibida cópiaPraça Melo Viana.

Clique para ampliar - proibida cópiaRua Dom Pedro II, no centro histórico.
 

Localizada em um majestoso vale, no encontro do rio das Velhas com o rio Sabará, a cidade desperta o interesse de turistas e estudiosos do barroco. Nela é possível perceber as várias fases experimentadas por este movimento artístico, que encontrou em Minas sua mais pura e autêntica tradução. Todo este acervo se encontra muito bem preservado, dando uma idéia precisa da transformação acarretada pela descoberta do ouro. Tamanha era a quantidade do metal que não seria exagero imaginar que seus rios tinham fundo dourado, remetendo a uma visão idílica, digna das mais saborosas fábulas. De repente tudo mudou. As matas deram lugar ao casario, das pedras arrancadas das montanhas foram calçadas ruas e estradas, da fé vieram as igrejas e do poder se extraiu a vaidade, a arte e a traição. Visitar Sabará é viver na realidade o que um dia foi lenda.


Clique para ampliar - proibida cópiaCapela Senhor Bom Jesus.   Clique para ampliar - proibida cópiaVista de Sabará.   Clique para ampliar - proibida cópiaCasa Azul, construção do séc. XVIII.
 
 

Circuito do Ouro



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados