Fonte: Clima Tempo
 

Você está na matéria de Tiradentes (Turismo)


A Pequena Jóia Colonial das Montanhas de Minas

Texto e fotografia: Marcelo JB Resende

Tiradentes é uma cidade com altos e baixos. Não apenas por seu relevo acidentado, mas também por sua história. Encravada no sopé da Serra de São José, ela viveu momentos de glória e esquecimento, devido ao auge e esgotamento de suas minas.

Clique para ampliar - proibida cópiaMatriz de Santo Antônio.  

O poder do ouro deu à velha Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos de Minas Gerais, uma verdadeira preciosidade setecentista. Este acervo permaneceu escondido durante muito tempo – talvez por isso permaneceu preservado – e foi e está sendo redescoberto por visitantes do mundo inteiro.

 

Passado o fervor das extrações de ouro a cidade passou por um longo processo de decadência. Sua população declinou e pouco se construiu. No final do século XIX o mato crescia e quase ninguém era visto por suas ruas. Esse cenário em nada lembrava a antiga Vila de São José Del’Rei, fervoroso palco do frenesi, intrigas e murmúrios gerados pelo metal amarelo.


Quando se anda pelas estreitas ruas de Tiradentes parece ser possível ouvir as frases libertárias dos Inconfidentes, que ali se reuniram secretamente diversas vezes. Ainda é possível encontrar na cidade a entrada de vários túneis, hoje interditados, que denunciam que algo de muito secreto acontecia naqueles tempos. Estes indícios excitam a imaginação e dão um ar de mistério a esta inesquecível jóia colonial.


A situação começou a mudar no início do século XX, no momento em que alguns intelectuais redescobriram a cidade. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938, Tiradentes renasceu e hoje é invadida pelas mais diferentes pessoas. Os turistas chegam em busca de liberdade e uma volta ao passado. Conhecer Tiradentes é respirar história, é esquecer as frivolidades modernas (deixar o carro no estacionamento é um bom começo) e se deliciar com o jeito simples e ao mesmo tempo muito sofisticado desta cidade mineira.

 

Tiradentes tem no turismo um futuro promissor. Vários eventos importantes encontram nela a locação perfeita, como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura, quando as ruas se enchem de visitantes.

  Clique para ampliar - proibida cópiaRua Padre Toledo.

Clique para ampliar - proibida cópiaAltar da Igreja do Rosário.

Clique para ampliar - proibida cópiaRua da Câmara.   Clique para ampliar - proibida cópiaLargo das Forras.   Clique para ampliar - proibida cópiaPonte de pedra, no centro histórico.
 
 

Circuito Trilha dos Inconfidentes



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados