Eventos em Ouro Preto:

Aniversário da Escola de Minas (Festa do 12)
Festa tradicional
Encontro anual e celebrações de ex-alunos, estudantes e dirigentes da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de evento fechado, nas repúblicas, somente para respectivos convidados.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA....

Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto
Festival de Cinema
É o único evento audiovisual brasileiro dedicado à preservação, história e educação. Reúne profissionais do setor audiovisual, pesquisadores, acadêmicos, arquivistas e críticos de cinema, que colocam em evidência as discussões contemporâneas sobre a política brasileira através de um olhar conceitual...
Você está na seção Eventos Geral - Detalhamento

Semana Santa

Semana Santa
Evento realizado em Ouro Preto | | - MG
Região Central | Circuito do Ouro

        Por possuir duas matrizes, Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição, há um revezamento na realização da Semana Santa em Ouro Preto. No Domingo de Ramos há a Procissão do Encontro das imagens de N. Sra. das Dores e do Senhor dos Passos, na praça Tiradentes, com o sermão de abertura da Semana Santa. Na noite da quarta-feira santa é celebrado, na matriz N. Sra. do Pilar, o Ofício das Trevas, de origem medieval. Apenas um candelabro com velas ilumina o local. Ao final de cada salmo, uma vela é apagada. Na quinta-feira santa é a vez da cerimônia do lava-pés e do Mandatum. Já na sexta-feira da Paixão sai, do adro da igreja N. Sra. do Rosário, a procissão do Enterro, considerada por muitos como a mais bela, também por causa dos personagens caracterizados, representando figuras bíblicas e de época. Não se ouve toques de sinos, somente o som das matracas. No sábado, o evento mais marcante é a confecção dos tapetes de serragem. Esta tradição surgiu na cidade em 1733. As ruas por onde passa a procissão da Ressurreição são decoradas pelos moradores e turistas, num trabalho que vara a madrugada. Músicos ouro-pretanos animam os participantes. No Domingo de Páscoa o ponto alto é a procissão, que percorre o caminho de tapetes. Das casas pendem tapetes, toalhas e estandartes coloridos. O desfile de cores, cheiros e sons é imperdível.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.

Inicio: Data móvel    
Periodicidade: Anual
Evento totalmente gratuito (não cobra ingresso).



Compartilhe
 


















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados