Atrações em São João Del Rei:

Chafariz do Largo do Carmo
Chafariz
Para ser apreciado em cada detalhe, dada a beleza de sua composição. Construído em ferro fundido na França (fundição Val D'Osne), a mando da Câmara Municipal (1887). Além de chafariz (não funciona mais) é também um poste de iluminação pública.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇ&A...
Ler Matéria

Viagem de Maria Fumaça
Passeio de Trem
O trajeto é o que restou da antiga e famosa Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada por D. Pedro II em 1881. As locomotivas americanas a vapor são do início do século XX e estão em perfeito funcionamento. A viagem liga mais que São João Del'Rei à vizinha Tirade...
Ler Matéria

Casa mais antiga
Arquitetura Antiga
Uma casa tipicamente rural, hoje em pleno centro da cidade. Esta característica faz com que muitos a considerem a mais antiga construção de São João Del'Rei. Reforça a tese o fato de ser modesta (sem os requintes dos grandes casarões) e raro exemplar da arquitetura da primeira metade do séc. XVIII. ...
Ler Matéria
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento

Rotunda

Categoria: Museu
Av. Hermílio Alves 366 -
Centro - São João Del Rei - MG
 anexo à estação ferroviária.
Circuito Trilha dos Inconfidentes
Coordenadas GPS: Lat -21.132075º Lon -44.253272º

  32 3371-8485 (Fixo)

       É um prédio onde as locomotivas são estacionadas, servindo também como oficina. Tem formato poligonal, com um fosso central (também circular), onde é girado e direcionado um segmento de trilho. O girador é acionado manualmente e alinhado com a baia de cada locomotiva. Esta é colocada sobre o girador e direcionada para os trilhos de saída do prédio. Alguns documentos atestam que a rotunda de São João Del'Rei data da última década do séc.XIX. Na década de 1970 encontrava-se praticamente em ruínas. Hoje está completamente restaurada. O complexo ferroviário de São João Del'Rei reúne mais de 10 locomotivas antigas (a vapor ou a óleo), a maioria da marca estadunidense Baldwin (fina do séc. XIX e início do séc. XX). Há ainda uma locomotiva cortada a meio (mostrando seu funcionamento) e um vagão funerário.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.






Atração não aberta ao público




Compartilhe
 
Topo



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados