 |
 |

|
Atrações em São João Del Rei: |
|
Antiga Casa da Câmara e Cadeia (atual prefeitura) |
Casario e Arquitetura |
Como era comum nas principais vilas coloniais mineiras, a casa da lei também era de "aplicação da lei". No andar térreo ficava a cadeia pública, nos andares superiores a Câmara Municipal. A de São João Del'Rei foi construída em 1849 e hoje abriga a prefeitura municipal.
Texto e foto: Marcelo J...
|
|
|
Ponte do Rosário |
Ponte/viaduto |
É de 1800 e seu mestre de obras foi Francisco de Lima Cerqueira. Construída em substituição à primitiva ponte de madeira, que dava acesso à antiga rua da Prata (atual rua Padre José Maria Xavier), um dos principais caminhos para o morro da Forca. Com sólidos arcos de cantaria de pedra, mantém o mesm...
|
|
|
Chafariz do Largo do Carmo |
Chafariz |
Para ser apreciado em cada detalhe, dada a beleza de sua composição. Construído em ferro fundido na França (fundição Val D'Osne), a mando da Câmara Municipal (1887). Além de chafariz (não funciona mais) é também um poste de iluminação pública.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇ&A...
|
|
|
|
 |
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento
|
|
Av. Hermílio Alves 366 -
Centro - São João Del Rei - MG
 anexo à estação ferroviária.
Circuito Trilha dos Inconfidentes
Coordenadas GPS: Lat -21.132075º Lon -44.253272º
 32 3371-8485 (Fixo)
|
|
|
É um prédio onde as locomotivas são estacionadas, servindo também como oficina. Tem formato poligonal, com um fosso central (também circular), onde é girado e direcionado um segmento de trilho. O girador é acionado manualmente e alinhado com a baia de cada locomotiva. Esta é colocada sobre o girador e direcionada para os trilhos de saída do prédio. Alguns documentos atestam que a rotunda de São João Del'Rei data da última década do séc.XIX. Na década de 1970 encontrava-se praticamente em ruínas. Hoje está completamente restaurada. O complexo ferroviário de São João Del'Rei reúne mais de 10 locomotivas antigas (a vapor ou a óleo), a maioria da marca estadunidense Baldwin (fina do séc. XIX e início do séc. XX). Há ainda uma locomotiva cortada a meio (mostrando seu funcionamento) e um vagão funerário.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.
|
Atração não aberta ao público
|
Compartilhe |
|
|
|
|
|
 |
|