Atrações em São João Del Rei:

Solar dos Lustosa
Casario e Arquitetura
De propriedade da família do dentista Paulo de Almeida Lustosa, que ganhou fama local por criar uma pasta artesanal que aliviava as dores de dente. Merecem destaque as sacadas, cujas grades são finamente trabalhadas em ferro.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA....
Ler Matéria

Mina de Ouro Tancredo Neves
Sítio Histórico
Com 30 metros de profundidade, é a mais conhecida, mas existem várias espalhadas pelo subsolo da cidade (estima-se 20 só no centro histórico). A maioria construída com suor e sangue por escravos africanos. Conhecê-las é essencial para entender a formação das vilas auríferas nos primórdios de Minas G...
Ler Matéria

Chafariz do Largo do Carmo
Chafariz
Para ser apreciado em cada detalhe, dada a beleza de sua composição. Construído em ferro fundido na França (fundição Val D'Osne), a mando da Câmara Municipal (1887). Além de chafariz (não funciona mais) é também um poste de iluminação pública.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇ&A...
Ler Matéria
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento

Rotunda

Categoria: Museu
Av. Hermílio Alves 366 -
Centro - São João Del Rei - MG
 anexo à estação ferroviária.
Circuito Trilha dos Inconfidentes
Coordenadas GPS: Lat -21.132075º Lon -44.253272º

  32 3371-8485 (Fixo)

       É um prédio onde as locomotivas são estacionadas, servindo também como oficina. Tem formato poligonal, com um fosso central (também circular), onde é girado e direcionado um segmento de trilho. O girador é acionado manualmente e alinhado com a baia de cada locomotiva. Esta é colocada sobre o girador e direcionada para os trilhos de saída do prédio. Alguns documentos atestam que a rotunda de São João Del'Rei data da última década do séc.XIX. Na década de 1970 encontrava-se praticamente em ruínas. Hoje está completamente restaurada. O complexo ferroviário de São João Del'Rei reúne mais de 10 locomotivas antigas (a vapor ou a óleo), a maioria da marca estadunidense Baldwin (fina do séc. XIX e início do séc. XX). Há ainda uma locomotiva cortada a meio (mostrando seu funcionamento) e um vagão funerário.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.






Atração não aberta ao público




Compartilhe
 
Topo



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados