Atrações em São João Del Rei:

Igreja São Francisco de Assis
Igreja
Cartão-postal incontestável não só de São João Del'Rei, mas de Minas Gerais. Figura no rol dos mais expressivos templos religiosos do Brasil e do mundo, que reuniu em sua construção a nata da genialidade barroca mineira do séc. XVIII. Francisco de Lima Cerqueira, Aniceto de Souza Lopes e Antônio Fra...
Ler Matéria

Ponte da Cadeia
Ponte/viaduto
Tem estilo romano e sua sólida construção data de 1798. Suas grossas paredes são formadas por grandes blocos de pedra cortada, rejuntadas com argamassa à base de óleo de baleia. Inspirou a construção da Ponte do Rosário, de mesmo estilo. Recebeu o nome após erguida a Casa da Câmara e Cadeia, na marg...
Ler Matéria

Chafariz da Legalidade
Chafariz
Marca um fato histórico, quando a cidade se tornou capital provisória de Minas Gerais (1833), em decorrência de uma revolta militar na então capital oficial, Vila Rica (hoje Ouro Preto). O chafariz em si foi construído um ano depois do ocorrido, a mando da Câmara Municipal. Possui um belo trabalho e...
Ler Matéria
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento

Rotunda

Categoria: Museu
Av. Hermílio Alves 366 -
Centro - São João Del Rei - MG
 anexo à estação ferroviária.
Circuito Trilha dos Inconfidentes
Coordenadas GPS: Lat -21.132075º Lon -44.253272º

  32 3371-8485 (Fixo)

       É um prédio onde as locomotivas são estacionadas, servindo também como oficina. Tem formato poligonal, com um fosso central (também circular), onde é girado e direcionado um segmento de trilho. O girador é acionado manualmente e alinhado com a baia de cada locomotiva. Esta é colocada sobre o girador e direcionada para os trilhos de saída do prédio. Alguns documentos atestam que a rotunda de São João Del'Rei data da última década do séc.XIX. Na década de 1970 encontrava-se praticamente em ruínas. Hoje está completamente restaurada. O complexo ferroviário de São João Del'Rei reúne mais de 10 locomotivas antigas (a vapor ou a óleo), a maioria da marca estadunidense Baldwin (fina do séc. XIX e início do séc. XX). Há ainda uma locomotiva cortada a meio (mostrando seu funcionamento) e um vagão funerário.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.






Atração não aberta ao público




Compartilhe
 
Topo



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados