Atrações em São João Del Rei:

Museu dos Ex-combatentes (FEB)
Museu
Seu tema principal é a II Guerra Mundial, com exposição de documentos, uniformes e armamentos da época. O acervo vem inclusive da participação do 11º Regimento de Infantaria de São João Del'Rei, que atuou em Montese (Itália), entre 1944 e 1945.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇ...
Ler Matéria

Pelourinho
Casario e Arquitetura
Coluna de pedra (séc. XIX), que substituiu o primitivo pelourinho de madeira do séc. XVIII (que era localizado no Morro da Forca). Símbolo de autoridade e triste lembrança dos tempos da escravidão. Nela os escravos negros eram açoitados. Originalmente ornamentado, hoje encontra-se bastante descaract...
Ler Matéria

Presépio da Muxinga
Interessante
Autêntica manifestação da singela arte popular, idealizada pelos irmãos Teixeira. Começou a ser feito em 1929, apenas exibição em família. Só foi concluído em 1975, cada vez atraindo mais gente. Dezenas de pequenos e rústicos bonecos de madeira (representando tipos/ofícios humanos, além de animais) ...
Ler Matéria
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento

Rotunda

Categoria: Museu
Av. Hermílio Alves 366 -
Centro - São João Del Rei - MG
 anexo à estação ferroviária.
Circuito Trilha dos Inconfidentes
Coordenadas GPS: Lat -21.132075º Lon -44.253272º

  32 3371-8485 (Fixo)

       É um prédio onde as locomotivas são estacionadas, servindo também como oficina. Tem formato poligonal, com um fosso central (também circular), onde é girado e direcionado um segmento de trilho. O girador é acionado manualmente e alinhado com a baia de cada locomotiva. Esta é colocada sobre o girador e direcionada para os trilhos de saída do prédio. Alguns documentos atestam que a rotunda de São João Del'Rei data da última década do séc.XIX. Na década de 1970 encontrava-se praticamente em ruínas. Hoje está completamente restaurada. O complexo ferroviário de São João Del'Rei reúne mais de 10 locomotivas antigas (a vapor ou a óleo), a maioria da marca estadunidense Baldwin (fina do séc. XIX e início do séc. XX). Há ainda uma locomotiva cortada a meio (mostrando seu funcionamento) e um vagão funerário.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.






Atração não aberta ao público




Compartilhe
 
Topo



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados