Atrações em São João Del Rei:

Mina de Ouro Tancredo Neves
Sítio Histórico
Com 30 metros de profundidade, é a mais conhecida, mas existem várias espalhadas pelo subsolo da cidade (estima-se 20 só no centro histórico). A maioria construída com suor e sangue por escravos africanos. Conhecê-las é essencial para entender a formação das vilas auríferas nos primórdios de Minas G...
Ler Matéria

Igreja N.Sra. do Carmo
Igreja
É um marco da fase áurea do Barroco Mineiro (segunda metade do séc. XVIII) em São João Del Rei. Nota-se em sua fachada principal portada ricamente trabalhada em pedra, sendo as duas torres octogonais ligeiramente recuadas. O artífice responsável pela fachada foi o mestre português Francisco de Lima ...
Ler Matéria

Monumento aos Expedicionários
Interessante
Homenageia os combatentes brasileiros da II Guerra Mundial, que integravam a Força Expedicionária Brasileira (FEB), também conhecidos como "pracinhas". Nele são lembrados as batalhas e os nomes de alguns soldados. Foi construído em 1969.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃ...
Ler Matéria
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento

Rotunda

Categoria: Museu
Av. Hermílio Alves 366 -
Centro - São João Del Rei - MG
 anexo à estação ferroviária.
Circuito Trilha dos Inconfidentes
Coordenadas GPS: Lat -21.132075º Lon -44.253272º

  32 3371-8485 (Fixo)

       É um prédio onde as locomotivas são estacionadas, servindo também como oficina. Tem formato poligonal, com um fosso central (também circular), onde é girado e direcionado um segmento de trilho. O girador é acionado manualmente e alinhado com a baia de cada locomotiva. Esta é colocada sobre o girador e direcionada para os trilhos de saída do prédio. Alguns documentos atestam que a rotunda de São João Del'Rei data da última década do séc.XIX. Na década de 1970 encontrava-se praticamente em ruínas. Hoje está completamente restaurada. O complexo ferroviário de São João Del'Rei reúne mais de 10 locomotivas antigas (a vapor ou a óleo), a maioria da marca estadunidense Baldwin (fina do séc. XIX e início do séc. XX). Há ainda uma locomotiva cortada a meio (mostrando seu funcionamento) e um vagão funerário.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.






Atração não aberta ao público




Compartilhe
 
Topo



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados