Bares e restaurantes de nove cidades da região do Campo das Vertentes concorrem em cinco categorias. As principais categorias são Prato da Casa e Prato com Ingrediente Mineiro, que leva em sua composição o ingrediente tema do evento. A votação é feita nos estabelecimentos participantes. As cidades p...
Concertos Órgão do Museu Regional
Concerto
Após um minucioso trabalho de restauro, o antigo órgão de tubos do acervo do Museu Regional da cidade, unidade do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), voltou a fazer parte da cena musical de São João Del Rei e do circuito histórico de Minas Gerais. O órgão, após 80 anos de silêncio, foi restaurad...
Evento realizado em São João Del Rei | | - MG
Região Central | Circuito Trilha dos Inconfidentes
Uma das mais belas e tradicionais de Minas Gerais, com ritos e cerimônias que remontam à religiosidade portuguesa do século XVII (anos 1600). Dezenas de milhares de turistas e devotos invadem a cidade. A programação envolve missas, encenações, procissões (inclusive com os famosos tapetes artesanais de serragem colorida) e, claro, as vozes dos sinos (sem igual no Brasil).
Roteiro resumido (fonte prefeitura)
Domingo de Ramos: o início da Semana Santa é marcado com a Procissão de Ramos, onde os fiéis saem com ramos de palmeiras, relembrando a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém.
Ofício de Trevas (quarta-feira santa): outro momento importante nas solenidades são-joanense é o Ofício de Trevas, uma tradição secular celebrada toda em latim, que acontece na quarta-feira santa, ela rememora a aproximação de Cristo das trevas e a sua agonia, ou seja, a aproximação de sua morte.
Lava Pés ( quinta-feira santa): a quinta-feira santa é o momento do Lava-Pés, relembra o ato em que Cristo lavou os pés dos seus discípulos, acontecimento marcante na última Ceia que também foi instituído a eucaristia e o sacerdócio. Nesta mesma noite, no Jardim das Oliveiras, ele foi traído e preso.
Descendimento da Cruz (sexta-feira santa): o Descendimento da Cruz é um dos momentos cênicos mais ricos e tradicionais, no qual é retratado a descida de Jesus da Cruz, além do Canto da Verônica e o canto dos passinhos na procissão do enterro, todos em latim.
Sábado de Aleluia: neste dia é celebrada a Vigília Pascal, com a benção do Fogo Novo, a preparação do Círio Pascal e a renovação das promessas batismais. Neste dia a igreja retorna a entoar o Hino do Glória.
Domingo de Páscoa: o Domingo da Ressurreição encerra toda a liturgia, com a procissão do Santíssimo Sacramento. Neste dia é celebrada a vitória de Cristo sobre a morte e a sua ressurreição.