
|
Atrações em Mariana: |
|
Estação ferroviária |
Casario e Arquitetura |
A construção do ramal de Ouro Preto foi iniciada em 1883, tendo seu prolongamento até Mariana concluído em 1914. Foi um sonho acalentado durante muito tempo, já que a locomotiva naqueles idos era um modelo de prosperidade, um marco do progresso. Tudo isso quando o ...
|
|
|
Casa do Conde de Assumar |
Casario e Arquitetura |
Nela residiu D. Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro entre 1717 e 1720. Na revolta de mineradores, conhecida como Sedição de Vila Rica, o prédio serviu como local de articulações e resistência. O líder do motim, Felipe dos Santos, foi ...
|
|
|
Chafariz São Francisco |
Chafariz |
Sólida construção bem ao lado da Praça Gomes Freire, antigo reduto da elite marianense. Vizinho a ele está a casa que pertenceu ao Conde de Assumar e depois ao primeiro bispo de Mariana. Sua arquitetura bem trabalhada denota sua importância, simbolizada tamb&...
|
|
|
|
 |
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento
|
Trem Turístico Mariana - Ouro Preto (Trem da Vale) |
Categoria: Imperdível |
|
Praça Juscelino Kubitschek s/n -
Centro - Mariana - MG
CEP 35420-000
Circuito do Ouro
Coordenadas GPS: Lat -20.373393º Lon -43.416876º
 31 3558-3844 (Fixo)
|
A construção do ramal de Ouro Preto foi iniciada em 1883, tendo seu prolongamento até Mariana concluído em 1914. Foi um sonho acalentado durante muito tempo, já que a locomotiva naqueles idos era um modelo de prosperidade, um marco do progresso. Tudo isso quando o ouro já não vertia mais. Era preciso substituir o sonho do ouro por outro. E o trem permitia isso. Também serviu para selar ainda mais o destino destas duas cidades, irmãs na história contada em suas estações. Restaurada em 2006, a estrada de ferro, com seus 18 quilômetros, recebe agora os turistas, que têm mais um motivo para conhecer e penetrar nos segredos de Minas
Texto e fotos (exceto das creditadas): Marcelo JB Resende
REPRODUÇÃO PROIBIDA.
|
Compartilhe |
|
|
|
|
|
 |
|