|
Roteiro:
1º dia – Tombos - Véspera do início da caminhada, onde são feitas as inscrições e o credenciamento dos caminhantes, que recebem a credencial do Caminho da Luz, a camisa Oficial do Caminho da Luz, o livro guia do Caminho da Luz, e o cajado. É o primeiro pernoite.
2° dia – Tombos/Catuné – Café da manhã no hotel e pé na estrada. O caminhante se desloca para a Cachoeira de Tombos, a quinta em volume de água do Brasil, e o marco inicial do Caminho da Luz. No caminho, o peregrino passa por Reservas Ambientais e conhece a centenária Fazenda Oliveira (1845), quase chegando a Catuné, o destino final do dia, ele sente a magia em conhecer a Gruta Santa. Tombos – Catuné 24,7 quilômetros.
3° dia – Catuné/Pedra Dourada –Logo nos primeiros quilômetros, conhecemos o Balneário da Comunidade da Igrejinha, onde existe um Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Continuando a peregrinação, o caminhante ruma para o Alto da Jacutinga, a aproximadamente 1.058m de altura, onde andorinhas, sabiás canários, bem-te-vis, e uma enorme diversidade de outros pássaros saúdam o caminhante com seus cantos. A seguir vem um trecho de longa descida até a pacata Pedra Dourada. Catuné – Pedra Dourada 19,25 quilômetros.
4° dia – Pedra Dourada/Faria Lemos – Uma despedida com gostinho de quero mais. Logo à frente está a Pedra do Lagarto, onde, segundo a lenda, um velho índio entoava cânticos de louvor à natureza, concentrando uma força energética que atraía os nativos. Acompanhado pelas antigas árvores centenárias, o caminhante ruma a Faria Lemos, uma das menores cidades de Minas. Pedra Dourada – Faria Lemos 25,2 quilômetros.
5° dia – Faria Lemos/Carangola – Hoje, o caminho leva à centenária Carangola, conhecida pelos antigos como “Princesinha da Zona da Mata”. Continuando a jornada, inicia-se a subida da Serra dos Cristais, assim denominada devido à abundância de tais pedras no leito da estrada. Faria Lemos – Carangola 22,85 quilômetros.
6° dia – Carangola/Caiana/Espera Feliz – Café da manhã no hotel, energias renovadas, e pé no caminho. Apesar da beleza de todo o Caminho da Luz, muitos chegam a dizer que este é um dos mais belos trechos, passando pela antiga Estrada de Ferro Leopoldina. No caminho, o peregrino entra na Parada General, e se desloca até a Estação de Ernestina, com varias nascentes, antigas construções da Estrada de Ferro, túnel de pedra, monocarvoeiros, sem falar nas paredes de bromélias, samambaias e avencas. Chega-se a Caiana, uma cidade que concentra grande energia gerada pela diversidade de minérios ali existentes em suas minas de cristais, mica e pedras semipreciosas. O carimbo é recebido no hotel. Ao deixar Caiana, a pouco mais de uma hora de caminhada, chega-se a Espera Feliz, conhecida com “Cidade das Flores” ou “Terra Fria”. Carangola – Espera Feliz 33,3 quilômetros.
7° dia Espera Feliz/Caparaó/Alto Caparaó – Café da manhã no hotel, saindo de 748 metros de altura, para os 814 metros de Caparaó, cidade cafeeira, com relevante destaque no mercado mundial de café, conhecido como o “Café das Montanhas de Minas”. Nesse trecho, o caminhante passa pela comunidade de Quicé, que possui uma pequena fábrica de doce de leite e outra de iogurte, avistando à frente a Pedra Menina. Caparaó possui também um povo hospitaleiro, belas montanhas e uma rampa de vôo livre. Inicia-se a subida, saindo dos 814m de altura em Caparaó para os 997m de Alto Caparaó, cidade ao pé do Pico da Bandeira.
8° dia – Alto Caparaó/Pico da Bandeira/Alto Caparaó – Café da manhã na pousada, depois de seis dias de peregrinação, o caminhante parte para conquistar o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil e o primeiro mais alto acessível. Os jipeiros, se contratados, se encarregam da condução do caminhante pelo Parque Nacional do Caparaó até a tronqueira, último lugar acessível a veículo motorizado, mas há quem opte em subir este trecho a pé. Da tronqueira à Casa de Pedra são 4,5km de caminhada forte, passando pelo Vale Encantado e pelo Rancho dos Cabritos. Na Casa de Pedra, o caminhante faz uma pequena pausa para descanso e tem uma bela visão do Pico do Cristal, que fica ao lado do Pico da Bandeira. Depois de alguns minutos de descanso, a partida para o último trecho. São 4,5km até o alto do pico, passando pela Cruz do Crioulo e por vales estonteantes. A CONQUISTA – uma enorme força toma conta de todo o ser; corpo e mente se unem em um só; êxtase completo. Fôlego recuperado e paisagens registradas, o caminhante inicia a descida. De volta à cidade de Alto Caparaó, o caminhante se dirige à pousada, onde receberá o último carimbo da credencial e seu Certificado de Caminhante da Luz. FIM!
9º dia – Retorno. Para os que ainda dispõe de tempo, Alto Caparaó é um lugar rico em belezas naturais, com cachoeiras de águas cristalinas, belas trilhas e o melhor café das montanhas de Minas. |
|