Atrações em Mariana:

Concertos - órgão Arp Schnitger
Interessante
Instrumento de valor inestimável, construído pelo alemão Arp Schnitger (1648-1719), que viveu na região de Hamburgo e é considerado um dos maiores construtores do gênero de todos os tempos. Datado da primeira década do séc. XVIII, veio para Mari...
Ler Matéria

Capela de Nossa Senhora do Carmo
Igreja
Construída na entrada do distrito, às margens do famoso Ribeirão do Carmo. De arquitetura singela, merece destaque a sineira lateral. é do século XVIII. Acesso asfaltado, via Rodovia dos Inconfidentes (sentido Ponte Nova).
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REP...
Ler Matéria

Casa da Intendência/Casa da Cultura
Casario e Arquitetura
Do início do século XVIII. Funcionou de residência para o Intendente e, ao mesmo tempo, como Casa de Fundição e de arrecadação de impostos. Hoje funciona como sede da Academia Marianense de Letras, abrigando eventos culturais, oficinas e exposições de arte.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REP...
Ler Matéria
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento

Casa do Conde de Assumar

Categoria: Casario e Arquitetura
Travessa São Francisco 20 -
Centro - Mariana - MG
CEP 35420-000
 
Circuito do Ouro
Coordenadas GPS: Lat -20.378592º Lon -43.417416º

  ()

       Nela residiu D. Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro entre 1717 e 1720. Na revolta de mineradores, conhecida como Sedição de Vila Rica, o prédio serviu como local de articulações e resistência. O líder do motim, Felipe dos Santos, foi cruelmente morto em Vila Rica (atual Ouro Preto). A casa depois abrigou D. Frei Manuel da Cruz, o primeiro bispo de Mariana.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.






Atração não aberta ao público


Compartilhe
 
Topo



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados