Atrações em Ouro Preto:

Chafariz Marília de Dirceu (1758)
Chafariz
Próximo à ponte de mesmo nome. Ao seu lado estava a casa de Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, a Marília de Dirceu imortalizada nas Liras de Tomás Antônio Gonzaga. No local onde era a casa funciona hoje uma escola pública.
Texto e foto: Marcelo JB...
Ler Matéria

Casa da Câmara
Casario e Arquitetura
Faz parte do acervo paisagístico da praça Tiradentes. Em 1862 era propriedade do conselheiro José Pedro Dias de Carvalho. Foi adquirido para servir de Câmara, que funciona até hoje no prédio.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PRO...
Ler Matéria

Pontes da Estrada Real
Ponte/viaduto
O Caminho Novo foi uma alternativa mais rápida para a ligação entre a capital de Minas, Vila Rica, e a capital do Brasil, Rio de Janeiro. Pelo porto carioca era escoado para Portugal o metal amarelo. As curvas desta estrada, a mais movimentada do período colonial, guarda ...
Ler Matéria
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento

Quartel da Cavalaria

Categoria: Casario e Arquitetura
-
Distrito de Cachoeira do Campo - Ouro Preto - MG
 
Circuito do Ouro
Coordenadas GPS: Lat -20,3662º Lon -43,6582º

  ()

       Construído em 1770 por D. Antônio de Noronha com a finalidade de abrigar a Cavalaria do Regimento de Minas. A portada externa do prédio acredita-se ter sido confeccionada por Aleijadinho. O quartel foi um dos principais focos da Inconfidência Mineira. De lá marchariam as tropas que tomariam a residência do governador. Nele trabalhou o alferes Tiradentes, mártir do movimento. O prédio teve uso militar até 1833, durante a Revolução Liberal. Depois de certo abandono tornou-se colônia agrícola e posteriormente (1896) estabelecimento de ensino fundado pelo padre Afonso Henriques: primeira casa salesiana de Minas. Destacam-se ainda a primeira imagem de N. Sra. Auxiliadora a chegar em Minas e as antigas instalações de uma curiosa serralheria hidráulica, das primeiras a entrar em funcionamento no Brasil.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA.






Atração não aberta ao público


Compartilhe
 
Topo



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados