Atrações em Ouro Preto:

Capela do Morro de Santana
Igreja
Erguida antes de 1720, próxima às antigas minas de ouro, por iniciativa dos próprios moradores vizinhos. A região do morro de Santana era densamente povoada no início do século XVIII. Tem interior simples.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇ&Atil...
Ler Matéria

Mina Velha
Sítio Histórico
Como o nome diz é uma das mais antigas minas de Ouro Preto (1704). Possui quilômetros de túneis, hoje em grande parte interditados, onde o turista pode perceber o esforço descomunal para se retirar o metal precioso da montanha. Pertenceu provavelmente a Felipe dos Santos. ...
Ler Matéria

Passo do Pretório (ou Antônio Dias)
Passo
Do local se tem uma bela imagem da igreja de Santa Efigênia e do casario do bairro Antônio Dias. Em frente está o belo chafariz do Antônio Dias.
Texto e foto: Marcelo JB Resende. REPRODUÇÃO PROIBIDA....
Ler Matéria
Você está na seção Atrações Turísticas Geral - Detalhamento

Trem da Vale (Ouro Preto - Mariana)

Categoria: Passeio de Trem
Praça Cesário Alvim s/n -
Bairro Barra - Ouro Preto - MG
CEP 35400-000
 31 3551-7310
Circuito do Ouro
Coordenadas GPS: Lat -20,3906º Lon -43,5071º

  31 3551-7705 (Fixo)

       A construção do ramal de Ouro Preto foi iniciada em 1883, tendo seu prolongamento até Mariana concluído em 1914. Foi um sonho acalentado durante muito tempo, já que a locomotiva naqueles idos era um modelo de prosperidade, um marco do progresso. Tudo isso quando o ouro já não vertia mais. Era preciso substituir o sonho do ouro por outro. E o trem permitia isso. Também serviu para selar ainda mais o destino destas duas cidades, irmãs na história contada em suas estações. Restaurada em 2006, a estrada de ferro, com seus 18 quilômetros, recebe agora os turistas, que têm mais um motivo para conhecer e penetrar nos segredos de Minas.

Texto e fotos (exceto das creditadas): Marcelo JB Resende
REPRODUÇÃO PROIBIDA.



Compartilhe
 
Topo



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados