Como chegar - Diamantina
De Belo Horizonte a melhor opção é a BR040 (sentido Brasília), passando por Sete Lagoas e Paraopeba. Após esta última cidade, aproximadamente uns 40 quilômetros, entrar no trevo para Curvelo e pegar a BR135. Depois de Curvelo a viagem prossegue pela BR 259 até Datas (passa por Presidente Juscelino e Gouveia). Desta cidade (Datas) é acessada a BR 367 até Diamantina. Uma vez em Diamantina, seguir para Couto de Magalhães de Minas, ainda pela BR 367. Continue viagem até o trevo para São Gonçalo do Rio Preto, percorrendo então a MG 214. De São Gonçalos do Rio Preto até a portaria do parque são 13 quilômetros por estrada de terra.
Para quem sai de São Paulo o caminho mais prático é pela BR381 (Rodovia Fernão Dias) até Belo Horizonte e de lá para Diamantina.
Do Rio de Janeiro seguir pela BR040 até Belo Horizonte e então pra Diamantina.
Existem poucos acessos asfaltados para Diamantina. Uma alternativa para o turista do Espírito Santo ou do leste de Minas é por Governador Valadares. Na BR116, sentido Teófilo Otoni, a 5 quilômetros de Governador Valadares, existe um trevo para Santa Ifigênia da Piedade (BR259). Desta cidade o trajeto é por terra (uns 12 quilômetros) até Divinolândia de Minas. A viagem volta para o asfalto, seguindo por Virginópolis, Guanhães, Sabinópolis, Serro e chegando finalmente a Diamantina. Do Serro a Diamantina existem duas estradas, uma de terra (passando por Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras) e outra asfaltada (passando por Datas).
Os turistas de Goiás e Distrito Federal devem seguir pela BR040 até a altura de Felixlândia (MG) e daí para Curvelo e Diamantina (BR259).