Como chegar - Parque Estadual do Itacolomi
De Belo Horizonte o caminho mais prático e todo asfaltado é pela BR040, sentido Rio de Janeiro. Depois de rodar aproximadamente 20 quilômetros, entrar no trevo (Alphaville) sentido Ouro Preto. O restante do percurso é todo pela BR356 (Rodovia dos Inconfidentes). A entrada para o parque fica quase três quilômetros depois do primeiro acesso a Ouro Preto.
O turista que sai de São Paulo deve seguir pela BR381 até o trevo para Lavras. A partir daí pegar a BR265 até Barbacena. Desta cidade acessar a BR040 sentido Belo Horizonte até Conselheiro Lafaiete. Entrar nesta cidade e continuar pela Estrada Real (asfaltada), passando por Ouro Branco e chegando a Ouro Preto. Mais três quilômetros e chega-se ao parque.
A outra opção é seguir de São Paulo direto para Belo Horizonte (BR381 - rodovia Fernão Dias). De Belo Horizonte pegar a BR040 (sentido Rio de Janeiro) até o trevo para Ouro Preto (Alphaville). A viagem continua pela BR356 (rodovia dos Inconfidentes) até o destino final. Depois do primeiro acesso a Ouro Preto seguir mais três quilômetros até a entrada do parque. Embora no mapa este trecho pareça mais longo, a distância é quase a mesma em relação à primeira alternativa. Isso acontece porque a BR265 é bastante sinuosa.
Do Rio de Janeiro (capital) o trajeto é quase todo pela BR040, passando por Juiz de Fora, Barbacena e atingindo Conselheiro Lafaiete. Entrar nesta cidade e continuar o percurso pela Estrada Real (asfaltada), passando por Ouro Branco e chegando a Ouro Preto. Mais três quilômetros e chega-se ao parque.
Quem vem do Espírito Santo segue pela BR262 até Rio Casca. De lá o percurso é pela MG262, passando por Ponte Nova e Mariana. A três quilômetros de Ouro Preto está a entrada do parque.