Como chegar - Parque Estadual do Rio Preto
De Belo Horizonte a melhor opção é a BR040 (sentido Brasília), passando por Sete Lagoas e Paraopeba. Após esta última cidade, aproximadamente uns 40 quilômetros, entrar no trevo para Curvelo e pegar a BR135. Depois de Curvelo a viagem prossegue pela BR259 até o trevo para Datas (passa por Presidente Juscelino e Gouveia). Desta cidade (Datas) é acessada a BR367 até Diamantina. Uma vez em Diamantina, seguir para Couto de Magalhães de Minas, ainda pela BR367. Continue viagem até o trevo para São Gonçalo do Rio Preto, percorrendo então a MG214.
De São Gonçalo do Rio Preto até a portaria do parque são aproximadamente 14 quilômetros por estrada de terra. Há algumas subidas íngremes que exigem um pouco de destreza do motorista. Carros de passeio, desde que não rebaixados, passam. Ônibus grandes e/ou baixos não passam.
Para quem sai de São Paulo o caminho mais prático é pela BR 381 (Rodovia Fernão Dias) até Belo Horizonte. Desta cidade, seguir as intruções em negrito acima.
Do Rio de Janeiro seguir pela BR040 até Belo Horizonte. Desta cidade, seguir as intruções acima. Desta cidade, seguir as intruções em negrito acima.
Os turistas de Goiás e Distrito Federal devem seguir pela BR040 até a altura de Felixlândia (MG) e daí para Curvelo e Diamantina (BR259). Desta cidade, seguir as intruções em negrito acima.