Fonte: INPE
 

Você está na matéria de Juiz de Fora

Apresentação     História     Pioneirismo     Aproveite    


A cultura e a noite...

Texto e fotografia (exceto as creditadas): Marcelo JB Resende. Reprodução proibida.

Em JF não faltam opções de lazer e entretenimento. Museus, cinemas, teatros, restaurantes e passeios, os mais diferentes. A noite é bem agitada. Tudo convida ao deleite, a saborear o que a vida tem de bom.

Clique para ampliar - cópia proibidaMuseu Mariano Procópio, o segundo em acervo do Império brasileiro.

Clique para ampliar - cópia proibidaMarco do Centenário, com painel de Di Cavalcanti.
 

O museu Mariano Procópio, o primeiro de Minas, é o segundo em acervo do Império, concorrendo em importância com o da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Tem um conjunto diversificado, com 45 mil peças de grande valor histórico, artístico e científico. Seu fundador foi Alfredo Ferreira Lage, filho de Mariano Procópio.

 

Construído em 1929, o Cine Theatro Central é hoje o mais importante teatro mineiro. Depois de passar muitos anos no mais completo abandono, o prédio passou por um minucioso processo de restauração, que devolveu o esplendor das pinturas de Angelo Biggi e do cenário. Com capacidade para 2300 espectadores, o Central enche de orgulho os juizforanos, que têm nele o local ideal para a apresentação de grandes nomes da cultura brasileira e internacional. Sua reinauguração foi em 1996 e acarretou no seu tombamento pelo Patrimônio Histórico Nacional.


O circuito gastronômico também merece destaque dentro do leque de opções oferecido em Juiz de Fora. Há importantes e requintados restaurantes na cidade, especializados na culinária mineira, nacional e internacional (italiana, chinesa, japonesa, francesa, portuguesa etc.). Quem prefere apenas beliscar um petisco ou beber tem à disposição inúmeros barzinhos espalhados por toda a cidade, pontos de encontro de gente bonita. Depois vale a pena dar uma esticada na noite e cair na dança.


Juiz de Fora tem muitos jovens, que saem de suas cidades para estudar na Universidade Federal e nas faculdades particulares. Nos fins de semana eles invadem e garantem o agito e o colorido das noites. A decoração dos bares também ajuda, uma vez que a concorrência é grande. Seja como for todos são bem frequentados: o que não falta são pessoas interessantes.

 

Estas e muitas outras qualidades fazem de Juiz de Fora destino certo para o trabalho ou para o lazer. Não é a toa que grandes empresas escolheram a cidade como palco para importantes empreendimentos, como a instalação da fábrica da Mercedes-Benz no Brasil e do Call-Center da Embratel. Monotonia é uma palavra que não tem espaço no dicionário desta hospitaleira cidade mineira, que pulsa sempre no frenesi de seus caminhos.

  Clique para ampliar - cópia proibidaPainel As Quatro Estações, de Portinari.

Clique para ampliar - cópia proibidaFórum da Cultura

Clique para ampliar - cópia proibida

Clique para ampliar - cópia proibida Museu da usina Marmelos Zero.
 
Clique para ampliar - cópia proibida Vista parcial da cidade.
 
 

Circuito Caminho Novo



















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados